1º de Janeiro

"Este é o ano mais importante da minha vida toda!" ...é o que sempre digo no dia 1º de janeiro. Ah, de fato houveram anos mais importantes que outros, onde mudanças profundas ocorreram em vários âmbitos da vida, aprendizados, amadurecimentos, etc. Mas é sempre o ano que se inicia o mais importante de todos, pois é ele que traz o potencial de superar todos os outros.

A filosofia de vida do "dia mais importante ser sempre hoje" falha no que diz respeito ao planejamento. Pode haver um dia mais à frente que seja mais importante que hoje e que faça do dia de hoje apenas um preparo, mais um ensaio para tal dia. Isso ocorre quando planejamos feitos que são maiores do que um dia, às vezes maiores que semanas ou meses.

Já raros são os planejamentos pessoais que perpassam os anos. Pelo menos no meu caso. Embora haja perspectivas de longo prazo que cruzam anos e anos, o planejamento dos feitos se limita aos meses seguintes e isso faz do ano presente aquele que exige de mim mais determinação.

Sim. Este é o ano mais importante da minha vida até agora. E farei juz a isso. Cada dia deste ano deve ser vivido como o é a prova final da olimpíada para o atleta. Cada ação deve ser feita com o cuidado da mãe que segura o filho pela primeira vez. Cada livro deve ser lido com a atenção que merece um diálogo com os maiores poetas da humanidade. Cada beijo deve ser oferecido com o amor do primeiro. E cada canção cantada com a emoção de quem parte para longe de sua terra. Sim!

Que venha o novo ano!

Caio Dezorzi
1º de janeiro de 2012